Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog sobre tudo e nada

O nome diz tudo, blog pessoal, partilhado com o mundo e para não ser levado (demasiado) a sério!

Blog sobre tudo e nada

O nome diz tudo, blog pessoal, partilhado com o mundo e para não ser levado (demasiado) a sério!

06
Fev17

Segunda cinzenta

Hoje é um dia triste! Não por ser segunda-feira, não por me ter levantado muito cedo, mas porque alguém muito próximo de mim disse adeus... e para sempre!

Perdi a minha avó! Uma mulher cheia de força, garra e que até ao último suspiro foi a "cola" da família! 

Morreu durante o sono, ainda "falei" com ela uns minutinhos antes do seu fim! Ela já não me respondia, mas acenava com a cabecinha. Perguntei-lhe se sentia dores, se tinha frio, se tinha fome, fiz-lhe umas festinhas na cabeça que já estava a arrefecer, pûs-lhe uma botija de água quente nos pés porque pareciam-me frios...mas não adiantou! Meia hora depois da "conversa", já a dormirtar deixou de respirar. Tentei encontrar-lhe pulsação, mas não tive resposta. Procurei-lhe as mãos debaixo dos lençóis e reparei que as mesmas que outrora eram muito morenas, estavam branquinhas. A minha avó já não estava ao meu lado! 

Viveu 90 anos, com alguns sacrifícios, muitas alegrias, muito trabalho, sobreviveu à Guerra do Ultramar, onde perdera tudo o que tinha, em Angola, ficou sem nada, mas recomeçou de novo, e sempre com um sorrisinho maroto nos lábios! 

Não era uma avó de abraços, mas bastava ter os netos em volta de uma mesa cheia, que nos fazia rir sem parar. Eu sou a mais nova de 11 netos, era a mais mimada e com ela aprendi a arte do comércio. Foi ela que me ensinou a contar moedas e a dar valor às nossas conquistas. Ainda me lembro que com 5 anos a ajudava nas vendas, aos fins-de-semana, no verão e no final dava-me sempre 100 escudos (na altura, para mim, aquilo era uma fortuna e dava para um gelado dos grandes ). 

Agora contam-se 90 anos, bem vividos, restando as lembranças, que são muitas e boas, pois ficarão para sempre, assim como a eterna saudade! 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub